Jovens da Barra de Mamanguape participam de oficina de documentário



Nos dias 13, 14 e 15 de junho, jovens de comunidades da APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) estarão participando da Oficina Realização de Documentário, ministrada pelo cineasta paraibano Leandro Cunha. O objetivo é incentivar a produção audiovisual do Projeto Cine Peixe-Boi, desenvolvido por jovens agentes ambientais da região. A ideia é que estes jovens possam adquirir conhecimento para realizar, com equipamentos simples, documentários e vídeos ficcionais sobre temas sociais e eco educativos voltados para a preservação do meio ambiente. A ação partiu de uma articulação entre o cineasta e o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, uma estratégia de conservação e pesquisa da Fundação Mamíferos Aquáticos – patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental – para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil.
 

De acordo com Leandro Cunha, no conteúdo programático, os alunos terão acesso a informações sobre introdução ao documentário, documentário brasileiro e paraibano, produção, modos de abordagem, introdução à câmera, noções sobre objetivas, movimentos de câmera e operação. O ministrante possui uma vasta experiência na produção audiovisual, além de ter formação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduação em Fotografia pelo SENAC São Paulo. As aulas serão ministradas na unidade da Fundação Mamíferos Aquáticos, na Barra de Mamanguape, nos períodos da manhã e da tarde.
 
Cine Peixe-Boi - Foi criado, em 2013, durante a Oficina de Agentes Ambientais do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, com o objetivo de promover exibições itinerantes de filmes com temas ecológicos, culturais e socioambientais nas comunidades localizadas na APA Barra de Mamanguape e entorno. A ideia é sensibilizar o público sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente, levando a cultura do audiovisual a comunidades, distantes dos grandes centros urbanos, que não possuem acesso a cinema. O Cine Peixe-Boi já realizou quatro apresentações públicas este ano.
 
 
 
Fotos: Divulgação