Cine Peixe-Boi leva audiovisual com temáticas socioambientais a comunidades litorâneas do Nordeste

O Cine Peixe-boi é um projeto itinerante que promove exibições de filmes com temas ecológicos, culturais e socioambientais com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente, levando a cultura do audiovisual a comunidades, distantes dos grandes centros urbanos, que não possuem acesso a cinema. Foi criado em 2013 por jovens de comunidades da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, durante a Oficina de Agentes Ambientais promovida pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM), com patrocínio da Petrobras. De lá pra cá, o Cine Peixe-Boi já visitou diversas localidades da costa paraibana e agora, após cinco anos de atividade, está incluindo também na sua programação de visitas sessões especiais em comunidades litorâneas de outros estados do nordeste, a exemplo de Sergipe e Bahia.

E funciona assim: os realizadores do Cine Peixe-Boi articulam a ida à comunidade com associações de moradores, pescadores, escolas do local e levam uma estrutura com telão e som para montar em um espaço público. As pessoas vão chegando, se acomodando e acontece a exibição dos filmes. Durante as sessões de cinema são distribuídas pipocas e guloseimas para as crianças. O Cine Peixe-Boi também promove palestras, debates, momentos de leitura com o Baú de Histórias do Peixe-Boi, exposição fotográfica, atividades de eco recreação e apresentações culturais. Está nos planos do projeto oferecer oficinas de criação de vídeos artesanais, com utilização de equipamentos simples e domésticos, como câmeras de celular, onde a própria comunidade produza seus pequenos filmes e possa se enxergar num processo criativo.  

“Ver as crianças com o sorriso no rosto, se divertindo e interagindo, cantando a música do peixe-boi, isso não tem preço. As crianças saem maravilhadas. Para eles, tudo isso é muito novo e uma novidade muito boa por sinal. Eles têm a oportunidade de aprender se divertindo”, diz Sebastião Silva, ecólogo do PVPBM e um dos idealizadores do Cine Peixe-Boi. Para solicitar a presença do Cine Peixe-Boi na comunidade, basta entrar em contato com a equipe do PVPBM pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961-1352/ (81) 3304-1443. O Cine Peixe-Boi faz parte das atividades de Educação Ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que é patrocinado pela PETROBRAS por meio do Programa Petrobras Socioambiental. 

Fotos: Acervo FMA