Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho promove semana especial para as crianças



De 08 a 12 de outubro, as crianças das comunidades onde o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho atua no Nordeste tiveram uma semana especial repleta de atividades eco educativas alusivas à conservação da espécie e do meio ambiente. Exposição fotográfica, exposição didático-pedagógica, exibição de filmes eco educativos, blitz educativa e contação de estórias fizeram parte da programação da Semana da Criança Peixe-Boi, que foi realizada nos estados de Sergipe, Bahia e Paraíba. A ação fez parte das atividades de Educação Ambiental do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Pernambuco também terá uma programação especial no dia 21 de outubro.

“As crianças têm um papel fundamental no processo de sensibilização e informação sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho e de seu habitat. Elas representam o futuro do país, estão formando a sua cidadania, buscando conhecimento. São aprendizes, mas também são educadoras, sensibilizadoras. O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho tem investido esforços significativos em ações de Educação Ambiental voltadas para este público. Neste contexto, estamos promovendo uma semana comemorativa para celebrar o Dia das Crianças, propondo um mergulho de conhecimento que, de forma lúdica, transmitirá informações sobre os peixes-bois marinhos, as suas principais ameaças, assim como as ações de conservação desenvolvidas pelo Projeto em prol da espécie no Brasil”, ressalta o pesquisador e médico veterinário, professor Dr. João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. 



    


Em Rio Tinto (PB), a ação aconteceu entre os dias 08 e 11 de outubro, com palestras temáticas e sessões itinerantes do Cine Peixe-Boi com exibições do documentário “Vitória” e de animações eco educativas nas comunidades da APA da Barra do Rio Mamanguape (Barra de Mamanguape, Lagoa de praia, Praia de Campina e Tanques). Participaram desta ação 139 crianças, com idades de 04 a 12 anos. 



E no Dia da Criança, 12 de outubro, o Cine Peixe-Boi levou a sua programação eco educativa para 40 crianças da comunidade de Coqueiro, no município de Jandaíra (BA), onde vive “Astro”, o primeiro peixe-boi marinho reintroduzido no Brasil. Os pequenos baianos também puderam conferir a história de “Astro”, com direito a encenação e cenário personalizado, e também ganharam um presente pra lá de especial: a reinauguração da Biblioteca Manatus, que ganhou nova decoração e pintura. Os pequenos aproveitaram para ler, contar e ouvir estórias.

 

 Em Pernambuco, a ação especial das Crianças será realizada no dia 21 de outubro, no Centro de Reabilitação do CEPENE/ ICMBio, na Ilha de Itamaracá. O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho receberá estudantes de escolas públicas da ilha com uma blitz educativa e o Cine Peixe-Boi promovendo a exibição do documentário “Vitória” e de animações de cunho ecológico.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas.