Desenvolvimento de Tecnologia

FABRICAÇÃO DE TRANSMISSORES SATELITAIS E TECNOLOGIA IoT (Internet das Coisas) 


De maneira inédita no Brasil, a Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Nortronic - Sistemas Eletrônicos do Nordeste, tem aportado significativos esforços para o desenvolvimento de transmissores destinados ao monitoramento dos peixes-bois-marinhos, com o objetivo de localizar mais facilmente os animais soltos.


Estas iniciativas tiveram início em meados de 2009, com o desenvolvimento dos primeiros protótipos. Com a evolução dos transmissores fabricados e os diversos testes realizados, em 2016 ocorreu a marcação do primeiro peixe-boi-marinho com transmissores satelitais fabricados no Brasil. Os resultados obtidos permitiram a ampliação do uso destes equipamentos para os outros peixes-bois-marinhos monitorados no Brasil.


>>TECNOLOGIA DE MONITORAMENTO COM “LoRaWan”


De forma inédita para o monitoramento dos peixes-bois-marinhos no mundo, encontra-se em processo de concepção o emprego da tecnologia “Internet das Coisas (IoT). Dispondo de arquitetura comparável às redes de telefonia celular, com distribuição ponto a ponto, possibilita que sejam cobertas vastas áreas, sem a necessidade de fazer uso de sistemas satelitais de alto custo. Um sistema concebido no Brasil pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho. A partir desta alternativa tecnológica, espera-se a redução de custos nas atividades relacionadas ao monitoramento de espécimes soltos reintroduzidos.