Notícia

Confira a programação do Viva o Peixe-Boi-Marinho para a Semana do Meio Ambiente

06/06/2023        

De 05 a 11 de junho, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho promoverá, nos estados da Paraíba e de Sergipe, uma série de atividades especiais relacionadas à reflexão e sensibilização social sobre a importância da conservação do Meio Ambiente. Exposição de fauna marinha, exibição de filmes, rodas de conversa e ações de limpeza de praia fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Confira a agenda de ações do projeto em cada estado:

PARAÍBA – No dia 05 de junho, pela manhã, a equipe do PVPBM levará a Exposição Viva o Peixe-Boi-Marinho ao Colégio Centro Integrado Imaculada Conceição, em Cabedelo, numa articulação com a Secretaria de Meio Ambiente do município. No dia 06 de junho, 14h às 16h, o projeto participa da Mostra de Cinema Ambiental 2023, no Centro Cultural Fênix, em Mamanguape (PB), exibindo o documentário “Vitória”, a história de um peixe-boi-marinho fêmea que, graças a ajuda de pescadores e de instituições ambientais, teve uma chance de vida. Na sequência, integrará, junto com os jovens da Barra de Mamanguape, a Roda de Conversa “A importância da participação social na conservação do meio ambiente”. No dia 10 de junho, o projeto estará na Praça Central do município de Lucena (PB) com a Exposição Viva o Peixe-Boi Marinho, participando do evento local em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente. E no dia 11 de junho, pela manhã, estará com a Exposição Viva o Peixe-Boi-Marinho, na ação de limpeza de praia LimpaMar, marcando o encerramento da III Semana Oceânica PB (III SOPB), em Intermares, Cabedelo (PB).

SERGIPE – No dia 05 de junho, a partir das 8h, a equipe do PVPBM levará a exposição “Fauna marinha sergipana e o impacto do ser humano” à Semana de Meio Ambiente promovida pelo município de Nossa Senhora do Socorro. O evento será no Instituto Federal de Sergipe. Já no dia 06 de junho, pela manhã, a exposição será realizada no Colégio Arquidiocesano. No dia 07 de junho, às 14h, a exposição irá até o Instituto Federal de Sergipe, no Campus Estância.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape/ICMBio e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (PPGEMA - UFPB).

Texto: Karlilian Magalhães
Foto: Luciano Candisani/ Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!